Home » Regulamentos e Prazos
Regulamentos e Prazos

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE RESUMOS

Apenas o autor deve efetuar a inscrição e submeter o resumo na plataforma. Todas as cartas de aceite com a aprovação do trabalho já foram enviadas!

O trabalho inscrito pode ter até três co-autores. O orientador deve ser informado no caso de alunos de graduação.

IMPORTANTE: A confirmação da inscrição não é a aprovação do trabalho. As cartas de aceite serão enviadas por email até o dia 12 de outubro.

Orientações para o envio do resumo:

a) título do artigo;

b) nome(s) do(s) autor(es) seguido de filiação institucional e e-mail (abaixo do nome);

c) resumo e palavras-chave;

d) citar Apoio: PIBID/CAPES ou outro fomento.

O resumo deve ser precedido pela expressão RESUMO em maiúsculas, seguida de dois pontos. O texto do resumo segue na mesma linha e deve conter entre 250 a 300 palavras. Digitá-lo em fonte Times New Roman, corpo 11, espaçamento simples.

As palavras-chave devem ser precedidas pela expressão PALAVRAS-CHAVE em maiúsculas, seguida de dois pontos. Utilizar entre três a cinco palavras-chave com fonte Times New Roman, tamanho 11, separadas por vírgula.

 

ATENÇÃO!

Os autores das comunicações que desejarem publicar seus trabalhos devem trazer o texto completo, entre 8 e 10 laudas, em versão impressa e CD-ROM no dia da apresentação para entrega ao monitor responsável.

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

1. São aceitos textos redigidos em português, espanhol ou inglês.
2. Apresentar o texto na seguinte sequência: a) título do artigo (em negrito e centralizado); b) nome(s) do(s) autor(es) (justificado, à direita) seguido de filiação institucional e e-mail (abaixo do nome); c) resumo e palavras-chave na língua do artigo e numa língua estrangeira moderna (justificado).
3. Digitar o texto em Word for Windows (edição 6.0 ou superior), fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5 entre linhas e parágrafos, em modo justificado. Entre partes do texto e entre texto e exemplos, citações, tabelas, ilustrações etc., utilizar espaço duplo.
4. Formato de papel A4, com 3 cm nas margens esquerda e superior e 2 cm nas margens direita e inferior. Utilizar paragrafação automática, com adentramento (1,25cm).
5. Usar normas de citação em conformidade com a ABNT.
6. O resumo deve ser precedido pela expressão RESUMO em maiúsculas, seguida de dois pontos. O texto do resumo segue na mesma linha e deve conter entre 250 a 300 palavras. Digitá-lo em fonte Times New Roman, corpo 11, espaçamento simples.
7. As palavras-chave devem ser precedidas pela expressão PALAVRAS-CHAVE em maiúsculas, seguida de dois pontos. Utilizar entre três a cinco palavras-chave com fonte Times New Roman, tamanho 11, separadas por vírgula.
8. Digitar os títulos de seções com fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito e duas linhas após o último parágrafo da seção anterior. Apenas a primeira letra de cada subtítulo deve ser grafada em maiúscula, exceto nomes próprios.
9. As referências no texto devem ser indexadas pelo sistema autor-data da ABNT: (SILVA, 2005, p. 36).  Quando o sobrenome vier fora dos parênteses, deve-se utilizar apenas a primeira letra em maiúscula.
10. Citações no meio do texto sempre devem vir entre aspas e nunca em itálico. Usar itálico para termos estrangeiros.
11. Exemplos de corpora analisados devem vir no padrão de citação.
12. Caso seja necessária transcrição fonética, o autor deve enviar a fonte utilizada juntamente com seu artigo, a fim de que a mesma possa ser instalada para editoração.
13. As notas de rodapé, só as essencialmente necessárias, devem aparecer em sequência numérica, com fonte corpo 10. Se houver nota no título, marcar com asterisco (*). Não se deve usar nota para citar referência.
14. Tabelas, quadros, ilustrações (desenhos, gráficos etc.) devem ser entregues prontos para editoração eletrônica. Eles deverão ser devidamente escaneados e inseridos no texto. Os títulos de figuras devem ser digitados com fonte Times New Roman, tamanho 12, em formato normal, centralizado. Tabelas, quadros, ilustrações devem ser identificados por legendas.
15. Os anexos devem ser entregues prontos para a editoração eletrônica. Para anexos que se constituem de textos já publicados, o autor deve incluir referência bibliográfica completa.
16. As referências devem ser precedidas pela expressão REFERÊNCIAS, em negrito e maiúsculas. A primeira referência deve ser redigida na segunda linha abaixo dessa expressão. As referências devem seguir as normas vigentes da ABNT. Os autores devem ser citados em ordem alfabética, sem numeração, sem espaço entre as referências e sem adentramento. Ordenar referências de mesmo autor em ordem decrescente.
17. A revisão do texto é de responsabilidade do(s) autor(es).


© UFRRJ 2014 - Eventos | Créditos Desenvolvedor: COINFO
E-mail: coinfosuporte@ufrrj.br
RSS