Eixos

 Eixos temáticos

VISÃO GERAL: Os eixos temáticos selecionados para o evento têm por objetivo fomentar as discussões e reflexões acerca dos conhecimentos produzidos ou em processo de produção, voltados para a formação dos docentes da educação básica. Os trabalhos inscritos deverão dialogar com as políticas públicas para formação docente, contemplando ao menos um dos seguintes aspectos:  formação inicial e continuada; desenvolvimento profissional; dinamicidade dos currículos escolares; processos de avaliação; desafios na formação de docentes para a educação profissional; importância do planejamento; relação teoria/prática; e gestão democrática da educação. Os textos deverão ser direcionados para um dos eixos selecionados, explicitados abaixo. Em todos os eixos serão aceitos relatos de experiências pedagógicas bem-sucedidas, além de resultados de estudos e pesquisas.

EIXO 1 – Formação de Professores e Currículo: Para este eixo deverão ser direcionados os textos que versem sobre as orientações emanadas das diretrizes curriculares  e, especialmente, sobre os atuais embates e disputas em torno do currículo, contemplando novos saberes e  modalidades educativas para os cursos de licenciatura, tais como: multiculturalismo; direitos humanos; diversidade étnica-racial; diversidade sexual; questões de gênero; usos de tecnologias da informação e da comunicação e de metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores; educação inclusiva; diálogo de saberes;  interdisciplinaridade; transversalidade; educação ambiental; educação de jovens e adultos; educação do campo; educação indígena; educação quilombola etc.

EIXO 2 – Formação de Professores e Avaliação: Serão aceitos, neste eixo, trabalhos que tratem de aspectos que envolvam o processo de avaliação, quer seja do desempenho do aluno, do desempenho do profissional da educação, dos cursos de licenciatura, ou do processo de avaliação institucional. Considerando a abrangência do processo avaliativo, que deve ter por objetivo precípuo mediar as demandas sociais e propiciar o acesso à educação de qualidade, é possível ainda contemplar as dimensões relacionadas às seguintes esferas:  políticas públicas de avaliação; aspectos relevantes da gestão acadêmica; gestão administrativa e financeira das instituições; autoavaliação institucional; e avaliação externa.

EIXO 3 – Formação de Professores e Educação Profissional: Serão aceitos, neste eixo, textos que examinem criticamente os dispositivos legais e os impactos da legislação educacional brasileira, no âmbito da educação profissional. Este eixo também congrega trabalhos sobre políticas públicas da educação profissional; reforma da rede de educação profissional; bem como os programas institucionais, que orientam para a formação de docentes para a educação básica, no interior da rede de educação profissional. Serão contemplados, ainda, textos que analisem o contexto da expansão da educação profissional; as atuais necessidades e demandas político-pedagógicas; e os desafios enfrentados para a formação de professores que atendam ao perfil exigido por lei.

EIXO 4- Formação de Professores e planejamento e gestão democrática: Neste eixo estão inseridos trabalhos que discutam acerca do planejamento participativo na gestão democrática, os significados do planejamento e o papel que ocupa na gestão escolar. No contexto da formação de professores para a educação básica, serão também contemplados neste eixo: aspectos referentes ao papel desempenhado pelos educadores na ressignificação da prática docente; análises das estratégias e de instrumentos que promovam a gestão participativa; estudos a respeito da concepção, execução, desafios e perspectivas do planejamento participativo, na elaboração e execução do Projeto Político Pedagógico.

EIXO 5 – Formação de Professores e a Relação Teoria-Prática: Para este eixo deverão ser direcionados os textos que evidenciem reflexões, percursos, dificuldades e possibilidades de ações didáticas integradoras que visem assegurar a indissociabilidade teoria/prática na formação e/ou na prática docente. Serão aqui consideradas as relações entre teoria e prática no exercício das diferentes etapas e modalidades da educação básica, bem como a interação com a realidade em variados contextos e demandas da sociedade. Estão inseridos também neste eixo, estudos e pesquisas sobre: estágio supervisionado; prática de ensino; e a importância da relação teoria-prática na formação do docente da educação básica para a construção de um currículo mais coerente com a realidade social.

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