Apresentação

Em 2015, o Conselho Nacional de Educação, elaborou a Resolução 02/2015que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada de profissionais do magistério para a Educação Básica, indica princípios, fundamentos e finalidades para a área. A fim de analisá-la e debatê-la a UFRRJ, que possui um histórico compromisso com a qualidade da formação de profissionais para o magistério da Educação Básica, organizou o I Seminário Formação de Profissionais do Magistério para a Educação Básica, em outubro de 2016, buscando dialogar com toda a comunidade acadêmica, composta por professores e alunos de diferentes universidades que estiveram presentes nos três dias de reflexões e debates, bem como um grande número de profissionais da Educação Básica que atuam em diferentes redes de ensino, de diversos municípios no entorno de Seropédica. Passados dois anos deste primeiro evento a conjuntura do país agravou-se do ponto de vista político, econômico e social com repercussões grandes sobre a área da educação. O país passou pelo impeachment de uma presidente eleita democraticamente, por um ajuste fiscal – realizado pelo governo que assumiu o poder – que penaliza todas as políticas sociais, enfrenta diversas alterações nas regulações do trabalho e sofre com as reformas educacionais que foram realizadas de forma autocrática pelo governo federal que excluiu a comunidade acadêmica e científica dos debates e de sua formulação, como a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental e Médio e a Reforma do Ensino Médio. Neste contexto, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) organizam o II Seminário Formação de Profissionais do Magistério para a Educação Básica, buscando debater e refletir sobre os impactos das atuais políticas sobre a formação de professores nos cursos de Licenciaturas e para as escolas de Educação Básica, consolidando espaços de diálogos permanentes entre a formação e as demandas dos sistemas públicos de ensino.

Inscrições a partir do dia 25 de setembro de 2018.
Submissão de trabalhos: Prorrogadas até 14 de outubro de 2018.

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