Os trabalhos submetidos e aceitos no V Seminário Institucional do PIBID (SIPIBID) e o I Seminário Institucional do Programa Residência Pedagógica da UFRRJ (SIRESP). Experiências Inovadoras nas Práticas Docentes do PIBID e RP da UFRRJ serão apresentados nos dia 18 e 19 de novembro de 2019, em um dos seguintes formatos: (1) Sessão de Experiências Exitosas dos Núcleos dos Subprojetos; (2) Mostra de Materiais Didáticos e Práticas Educativas.
A Sessão de Experiências Exitosas dos Núcleos dos Subprojetos é um instrumento metodológico utilizado para estabelecer diálogos e interações com a participação democrática dos apresentadores dos trabalhos e público presente. Um autor/coautor de cada trabalho, por eixo, terá 10 minutos para a apresentação com a participação de um moderador, que facilitará a participação dos demais participantes. Serão disponibilizados projeto multimídia e um notebook para apresentação, caso seja de interesse dos autores.
A Mostra de Materiais Didáticos e Práticas Educativas é uma modalidade expositiva de apresentação de trabalho em que o(s) autor/coautor(es) demonstra(m) o material/prática desenvolvida através de explicações e argumentações sobre a sua elaboração, sua utilidade, impactos e resultados nos diversos níveis de ensino/aprendizagem e nas distintas áreas de atuação do professor, em um formato de feira científica. Serão disponibilizadas mesas para que os autores apresentem seus trabalhos.
Para a submissão de trabalhos no evento, os participantes deverão apresentar um Resumo Expandido, no link Formulário de Submissão, na aba de INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO, de acordo com as seguintes normas estabelecidas pela Comissão Organizadora.
1. TÍTULO DO TRABALHO EM MAIÚSCULO, ARIAL 14, NEGRITO, CENTRALIZADO, ESPAÇAMENTO 1,5 ENTRE LINHAS.
2. Nomes dos autores, completos e sem abreviaturas. Titulação. Instituição. Email Arial 12, espaço simples, centralizado. O primeiro autor em negrito e um por linha. Se o trabalho tiver orientador, colocá-lo como último da sequência seguindo os mesmos dados dos autores.
3. Número e nome do eixo, seguido de dois pontos e título em maiúsculo/negrito com alinhamento centralizado duas linhas abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es).
4. O texto deverá conter Introdução, justificativa, objetivos, marco teórico, metodologia, dados, análise, resultados e impactos, conclusão e referências bibliográficas.
5. Subtítulos: Arial 12, negrito, alinhado à esquerda, espaçamento simples. Caso necessário dividir, incluir ou retirar algum tópico de acordo com as características do trabalho, deve ser mantida a formatação.
6. Texto principal em Arial 11, justificado, espaçamento simples.
7. O texto completo deve ter formato de resumo expandido, de 02 (duas) a 03 (três) páginas, incluídas as referências.
8. Não é necessário incluir resumo e palavras-chaves neste texto. Porém, devem ser produzidos para incluir no Formulário de Submissão. (Palavras-chave, de três a cinco,. Cada palavra-chave deve ter a primeira letra maiúscula e o restante em caixa baixa e deve ser separada das demais por ponto e vírgula).
9. Figuras, tabelas e quadros devem ser incluídos após o parágrafo em que são mencionados, com legenda na parte superior e indicação de fonte na parte inferior.
10. As referências deverão vir depois do texto e utilizadas no padrão ABNT.
11. Margens: 2,5 em todo o papel. Papel tamanho A4. Espaçamento simples entre linhas. Alinhamento: Justificado.
12. As citações e as notas devem seguir as normas da ABNT em vigor.
13. A revisão dos resumos ficará a cargo dos Coordenadores de Área dos subprojetos do Pibid e RP. Os trabalhos deverão ser enviados com a assinatura de algum coordenador de área do subprojeto em todas as páginas do mesmo, atestando a revisão do mesmo.
Observações Gerais:
a) Os trabalhos que não estiverem de acordo com as normas de formatação e da ABNT não serão aceitos;
b) O material aceito para apresentação e/ou publicação será utilizado em sua versão original, sem que sejam aceitas versões posteriores. O conteúdo do trabalho é de responsabilidade do(s) autor(es), bem como a revisão do texto;
c)Todos os autores e coautores de trabalhos deverão estar inscritos no evento;
d) O resultado da avaliação dos trabalhos será comunicado por carta de aceite enviada pela Comissão Científica do evento para o e-mail dos autores a partir de 11 de outubro de 2019.
e) Somente o autor de cada trabalho precisa realizar a inscrição com a submissão do mesmo.