Inscrições de trabalhos aceitas
(Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo email semanadeletras@ufrrj.br)
* PÔSTERES
Apresentadores | Orientadores | Instituição | Título |
Adriana Soares da Silva; Lisandra Aniceto da Silva; Marina Alzida Moreira Cavadas; Tamara Cristina dos Santos Alves; Vitor Barcellos Bellot; William Souza Coelho; Winner Akio Hopkins Nakaie | Mikaela Roberto | UFRRJ | Pluralidade da linguagem em sala de aula |
Aline de Oliveira Arruda | Mikaela Roberto | UFRRJ | L2: aquisição ou aprendizagem? |
Aline de Oliveira Teixeira; Pedro Paulo da Silva | Maria do Rosario Roxo. Elisa Abrantes | UFRRJ | Ensinar comprometendo-se: situatividade do saber na sala de aula |
Andreza Patricia Almeida dos Santos | Alessandra Carvalho | UFRRJ | O leitor imaginado e o jornalismo de revista: uma comparação entre “Galileu” e “Superinteressante” |
Bianca de Souza Julião; Elaine Julião Ferreira; Gabrielle de Almeida Sansão Montenario; Larissa MarcellaSoares Castilho; Natalia da Silva Quirino Oliveira; Thais da Conceição Santos | Mikaela Roberto | UFRRJ | Não (,) faz sentido! |
Eduardo Santana Moreira | Maria do Rosario Roxo | UFRRJ | Aluno-aprendiz em foco: reflexão sobre o ato da leitura |
Fernanda da Silva Ribeiro | Roza Palomanes | UFRRJ | A Linguística Cognitiva e suas principais vertentes |
Hilda dos Santos Silva | Mikaela Roberto | UFRRJ | Letramento nos cursos de Letras da UFRRJ |
Igor de Sousa; Isabella Moreira Barros Costa; Jéssica da Silva; Maria teresa dos Santos Monteiro; Patrícia Dias Borges; Thalyta de Oliveira Inocêncio; Suyane de Souza | Mikaela Roberto | UFRRJ | O uso do blog na educação básica: a inserção do hipertexto em sala de aula |
Ilmara Alves da Silva Ribeiro | Ana Ziner | UFRRJ | Literatura surda: uma proposta de análise sobre a cultura surda. |
Isabel Zopellaro Soares | Mikaela Roberto | UFRRJ | Processos fonológicos: o impacto da oralidade na escrita de alunos do 4º ano de uma escola privada de Paracambi |
Jackson Dougla Schmiedek de Oliveira | Fernanda Dias | UFRRJ | Relações entre tradução e cultura em The Great Gatsby |
Jéssica Corrêa Cavalcante da Silva | Gerson Rodrigues | UFRRJ | Mesclagem de tipologias: um estudo das letras dos Racionais mc’s sob o viés da linguística textual |
Jéssica Pimenta Lopes, Suzana Gonçalves de Freitas; Michele Barbosa Haubrick | Rivia Silveira Fonseca | UFRRJ | História da gramática tradicional: Roma e suas contribuições |
Jéssica Rosário de Siqueira; Pedro Henrique A. Póvoa | Eduardo da Cruz | UFRRJ | Aspectos homoeróticos na relação entre pintura e poesia na obra “Um dia de cão” de Mário Cesariny |
Joyce Oliveira dos Santos | Gerson Rodrigues | UFRRJ | O discurso religioso presente na obra dos racionais Mcs: um olhar dos anos 90 aos anos 2000 |
Juliander Silva de Farias; Tatiane Sant’Anna da Silva | Maria do Rosário Roxo | UFRRJ | A metacognição no ensino da leitura: a consciência do conhecimento em alunos do ensino fundamental |
Kassio Bruno Duarte da Silva | André Ramos | UFRRJ | A Problematização emergente das instituições modernas do pensamento foucaultiano na obra A Noite de José Saramago |
Larissa de Souza Leite | Rivia Silveira Fonseca | UFRRJ | O romance latino: uma proposta de análise do gênero a partir de uma abordagem sociodiscursiva |
Lucas dos Santos Dias | Eduardo da Cruz | UFRRJ/RGPL | O Rio de Janeiro e os Bailes: Uma visão literária da vida social da segunda metade do século XIX nas crônicas de Guimarães Jr. no Diário do Rio de Janeiro. |
Pedro Henrique Almeida Póvoa | Eduardo da Cruz | UFRRJ/RGPL | Espaços físicos do Rio de Janeiro como objeto de interação e compreensão do cotidiano social em A Capital Federal de Coelho Neto |
Pedro Thiago Santos de Souza | Gabriel Arcanjo Santos Albuquerque | UFAM | De jornalista ao monstro sagrado: Clarice Lispector sob a luz do espaço biográfico. |
Raissa Floriano Batista | Kigenes Simas | UFAM | Astrid Cabral: Clube da madrugada, literatura libertária e democratização da arte |
Roberta Cardoso de Almeida; Elizangela de Resende Silva; Maianna Aline Pontes Soares; Lucas de Oliveira | Mikaela Roberto | UFRRJ | A noção de hipertexto nos cursos de Letras da UFRRJ |
Sérgio Luis Silva de Abreu | Eduardo da Cruz | UFRRJ/RGPL | Paulina Campelo na imprensa luso-brasileira da transição entre os séculos XIX e XX: educação e escritas femininas |
Thainá Sarmento Dantas | Eduardo da Cruz | UFRRJ | “A Arrábida” e “Caminhante sobre o mar de névoa” – O sublime romântico do solitário das montanhas ao encontro da felicidade divina |
Thiago Wallace Rodrigues dos Santos Lopes | Eduardo da Cruz | UFRRJ/CNPq | O Iris na Imprensa Luso-brasileira do Século XIX |
Wellton Silva | Rivia Silveira Fonseca | UFRRJ | Folha Mulher e a dominação masculina: uma análise do discurso da mídia impressa religiosa |
* COMUNICAÇÕES
Nome | Instituição | Título |
Adonis Nóbrega da Silva | UFRJ | Homem comum |
Alessandra Pinto de Carvalho | UFRRJ | Um estudo sobre a leitura de infográfico e visualização de dados em revistas |
Alessandro Messias | UERJ | Alfabetização e Letramento: práticas de leitura no ensino fundamental. |
Ana Cristina Comandulli | UNIRIO/RGPL | António Feliciano de Castilho e as mulheres do seu tempo |
Ana Lucia Farias da Silva | UFRRJ | A Pesquisa em Cognição: um andaime para o ensino do texto do gênero literário crônica no ensino fundamental |
Anderson Soares Gomes | UFRRJ | Política e desumanização em Guerra Mundial Z, de Max Brooks |
Andreia Alves Monteiro de Castro | UERJ | Os invisíveis de Gervásio Lobato |
Bruno Lima Oliveira | UERJ | Crônica da casa assassinada e o deslocamento do sujeito em rede |
Erivelto da Silva Reis | UFRJ/FIC-RJ/SEEDUC-RJ | A Poética do Devaneio na obra Rápida, a sombra de Vergílio Ferreira: um ensaio |
Erivelto da Silva Reis | UFRJ/FIC-RJ/SEEDUC-RJ | A Sagração da Primavera: Nijinski, Stravinski e a (des)ilusão da arte no século XX |
Fabiana Bazilio Farias | UERJ | Escrita breve e visualidade: relações entre imagem e microficção |
Jefferson Evaristo do Nascimento Silva | UFRJ | Materiais didáticos para a aula de LE: sequência didática e algumas considerações a partir do Interacionismo Sócio-Discursivo |
João Olinto Trindade Junior | UFRRJ/CTUR | Do Colonial ao Pós-Colonial – A Tradição do Conto Literário Moçambicano |
Julianna Bonfim | UERJ/RGPL | A. P. Lopes de Mendonça: uma cabeça política |
Leda Marques Loth | UFRRJ | As regularidades fonográficas morfológicas: aspectos pedagógicos |
Lília Alves Britto | UERJ | O gênero resumo e a (des)construção de sentidos |
Luciana Morais da Silva | UERJ | O fantástico em Murilo Rubião e Mário de Carvalho |
Lucio Lugao de Macedo | UFRRJ | Reflexões sobre o ensino de Libras na UFRRJ |
Luiza Rodrigues Chapper | UFRJ | Por uma história do texto dramático brasileiro |
Maraísa Gabriela de Faria | UERJ | Onde a crítica põe o nariz: a obra folhetinesca de Aluísio Azevedo |
Marcos Pasche | UFRRJ | A Proclamação da República do Jogo do Bicho |
Maria Cláudia Ribeiro de Andrade Siqueira | UFF | Os mecanismos argumentativos em um lide de livro didático de 9o.ano |
Maria do Rosario Roxo | UFRRJ | Pesquisa em cognição e ensino da leitura no manual didático |
Maria do Rosario Roxo; Carlos Emnanoel Ferreira França; Nayara Helenn Carvalho dos Santos | UFRRJ | Pesquisa em metacognição no trabalho de compreensão de texto |
Michele Cristine Silva de Sousa | UFRRJ | Webquest: uma proposta para o ensino de Língua Portuguesa |
Mônica da Silva Francisco | UFRRJ | A palavra na arte-educação |
Mônica Paula de Lima Cabral | UVA/FAETEC | A formação do professor para o uso das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTIC): um estudo de caso na cidade de Cabo Frio – RJ |
Raquel Haua Alves; Rosângela Haua | UFRJ | Narrativas escritas e digitais na escola: tendências e relevâncias |
Regina Lúcia de Faria | UFRRJ | Machado de Assis, crítico literário |
Renata de Souza Gomes; Daniele Brant de Moraes, Jaqueline Batista da Silva, Maria Cristina Diogo Victorino de Azevedo, Tamires Nunes da Silva, Vanessa Rodrigues de Souza | FEUC | Elaborando e repensando sobre o material didático para ESP dentro do projeto PIBID-FEUC |
Renato Pazos Vazquez | UFRRJ/CTUR | O cinema como proposta intercultural nas aulas de E/LE |
Thaís Bartolomeu Barcellos | UFF | Reflexões sobre Morte e Ciência nas crônicas de Machado de Assis |
Vanessa Cianconi | UFRRJ | Terror, medo e a possibilidade do diabo em A Bright Room Called Day, de Tony Kushner |
Vitor da Cunha Gomes | UFRJ | A Evasão dos alunos de Letras Português/Italiano nas Universidades do Estado do Rio de Janeiro |
* COMUNICAÇÕES COORDENADAS
1 | As Construções Gramaticais do Português do Brasil: estudos sob o viés cognitivista | Título |
Roza Maria Palomanes Ribeiro | UFRRJ | A Construção de movimento-causado do Português do Brasil e suas relações metafóricas com a construção resultativa. |
Fernanda da Silva Ribeiro | UFRRJ | Construções de Estrutura Argumental na perspectiva da Gramática das Construções |
Patrícia Oliveira de Freitas | UFRRJ | Uma interface entre a construção com o verbo virar, a metáfora e a metonímia nas construções Resultativas do Português |
2 | Letramento escolar e acadêmico: da variação para a conscientização | Título |
Ângela Marina Bravin dos Santos | UFRRJ | O uso consciente das formas variantes de indeterminar o sujeito: uma proposta para o letramento acadêmico |
Cristiane Alves de Lima Cardoso | UFRRJ | Concordância verbal de primeira pessoa do plural por alunos de sexto ano: estudo e proposta de intervenção pedagógica |
3 | Ensino de Língua e de Literaturas – Propostas e Reflexões | Título |
Fábio André Coelho | UFRRJ | Por uma educação linguística: o samba e a formação da cidadania. |
Wesley Machado | UFRRJ | Morte e vida severina e Faroeste caboclo: o encontro de duas trajetórias? – Reflexões para o ensino de Literatura. |
Carmen Pimentel | UFRRJ | Literatura nas mídias digitais |
4 | A força do periférico: releituras do imaginário em Ondjaki, Bráulio Tavares, Mia Couto e Guimarães Rosa | Título |
André Carneiro Ramos | UFRRJ | Se não houvesse luz?: redefinições pós-coloniais em “Uma escuridão bonita”, de Ondjaki |
Karla Menezes Lopes Niels | UERJ/UFF | Fantástico e mito: leitura de Sete monstros brasileiros, de Bráulio Tavares |
Carlos Emanoel Ferreira França | UFRRJ | Guimarães Rosa e Mia Couto: um diálogo entre “Famigerado” e “Os pássaros de Deus” |