Home » Inscrições Aceitas
Inscrições Aceitas

Inscrições de trabalhos aceitas

(Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo email semanadeletras@ufrrj.br)

* PÔSTERES

Apresentadores Orientadores Instituição Título
Adriana Soares da Silva; Lisandra Aniceto da Silva; Marina Alzida Moreira Cavadas; Tamara Cristina dos Santos Alves; Vitor Barcellos Bellot; William Souza Coelho; Winner Akio Hopkins Nakaie Mikaela Roberto UFRRJ Pluralidade da linguagem em sala de aula
Aline de Oliveira Arruda Mikaela Roberto UFRRJ L2: aquisição ou aprendizagem?
Aline de Oliveira Teixeira; Pedro Paulo da Silva Maria do Rosario Roxo. Elisa Abrantes UFRRJ Ensinar comprometendo-se: situatividade do saber na sala de aula
Andreza Patricia Almeida dos Santos Alessandra Carvalho UFRRJ O leitor imaginado e o jornalismo de revista: uma comparação entre “Galileu” e “Superinteressante”
Bianca de Souza Julião; Elaine Julião Ferreira; Gabrielle de Almeida Sansão Montenario; Larissa MarcellaSoares Castilho; Natalia da Silva Quirino Oliveira; Thais da Conceição Santos Mikaela Roberto UFRRJ Não (,) faz sentido!
Eduardo Santana Moreira Maria do Rosario Roxo UFRRJ Aluno-aprendiz em foco: reflexão sobre o ato da leitura
Fernanda da Silva Ribeiro Roza Palomanes UFRRJ A Linguística Cognitiva e suas principais vertentes
Hilda dos Santos Silva Mikaela Roberto UFRRJ Letramento nos cursos de Letras da UFRRJ
Igor de Sousa; Isabella Moreira Barros Costa; Jéssica da Silva; Maria teresa dos Santos Monteiro; Patrícia Dias Borges; Thalyta de Oliveira Inocêncio; Suyane de Souza Mikaela Roberto UFRRJ O uso do blog na educação básica: a inserção do hipertexto em sala de aula
Ilmara Alves da Silva Ribeiro Ana Ziner UFRRJ Literatura surda: uma proposta de análise sobre a cultura surda.
Isabel Zopellaro Soares Mikaela Roberto UFRRJ Processos fonológicos: o impacto da oralidade na escrita de alunos do 4º ano de uma escola privada de Paracambi
Jackson Dougla Schmiedek de Oliveira Fernanda Dias UFRRJ Relações entre tradução e cultura em The Great Gatsby
Jéssica Corrêa Cavalcante da Silva Gerson Rodrigues UFRRJ Mesclagem de tipologias: um estudo das letras dos Racionais mc’s sob o viés da linguística textual
Jéssica Pimenta Lopes, Suzana Gonçalves de Freitas; Michele Barbosa Haubrick Rivia Silveira Fonseca UFRRJ História da gramática tradicional: Roma e suas contribuições
Jéssica Rosário de Siqueira; Pedro Henrique A. Póvoa Eduardo da Cruz UFRRJ Aspectos homoeróticos na relação entre pintura e poesia na obra “Um dia de cão” de Mário Cesariny
Joyce Oliveira dos Santos Gerson Rodrigues UFRRJ O discurso religioso presente na obra dos racionais Mcs: um olhar dos anos 90 aos anos 2000
Juliander Silva de Farias; Tatiane Sant’Anna da Silva Maria do Rosário Roxo UFRRJ A metacognição no ensino da leitura: a consciência do conhecimento em alunos do ensino fundamental
Kassio Bruno Duarte da Silva André Ramos UFRRJ A Problematização emergente das instituições modernas do pensamento foucaultiano na obra A Noite de José Saramago
Larissa de Souza Leite Rivia Silveira Fonseca UFRRJ O romance latino: uma proposta de análise do gênero a partir de uma abordagem sociodiscursiva
Lucas dos Santos Dias Eduardo da Cruz UFRRJ/RGPL O Rio de Janeiro e os Bailes: Uma visão literária da vida social da segunda metade do século XIX nas crônicas de Guimarães Jr. no Diário do Rio de Janeiro.
Pedro Henrique Almeida Póvoa Eduardo da Cruz UFRRJ/RGPL Espaços físicos do Rio de Janeiro como objeto de interação e compreensão do cotidiano social em A Capital Federal de Coelho Neto
Pedro Thiago Santos de Souza Gabriel Arcanjo Santos Albuquerque UFAM De jornalista ao monstro sagrado: Clarice Lispector sob a luz do espaço biográfico.
Raissa Floriano Batista Kigenes Simas UFAM Astrid Cabral: Clube da madrugada, literatura libertária e democratização da arte
Roberta Cardoso de Almeida; Elizangela de Resende Silva; Maianna Aline Pontes Soares; Lucas de Oliveira Mikaela Roberto UFRRJ A noção de hipertexto nos cursos de Letras da UFRRJ
Sérgio Luis Silva de Abreu Eduardo da Cruz UFRRJ/RGPL Paulina Campelo na imprensa luso-brasileira da transição entre os séculos XIX e XX: educação e escritas femininas
Thainá Sarmento Dantas Eduardo da Cruz UFRRJ “A Arrábida” e “Caminhante sobre o mar de névoa” – O sublime romântico do solitário das montanhas ao encontro da felicidade divina
Thiago Wallace Rodrigues dos Santos Lopes Eduardo da Cruz UFRRJ/CNPq O Iris na Imprensa Luso-brasileira do Século XIX
Wellton Silva Rivia Silveira Fonseca UFRRJ Folha Mulher e a dominação masculina: uma análise do discurso da mídia impressa religiosa

 

 

 

 * COMUNICAÇÕES

Nome Instituição Título
Adonis Nóbrega da Silva UFRJ Homem comum
Alessandra Pinto de Carvalho UFRRJ Um estudo sobre a leitura de infográfico e visualização de dados em revistas
Alessandro Messias UERJ Alfabetização e Letramento: práticas de leitura no ensino fundamental.
Ana Cristina Comandulli UNIRIO/RGPL António Feliciano de Castilho e as mulheres do seu tempo
Ana Lucia Farias da Silva UFRRJ A Pesquisa em Cognição: um andaime para o ensino do texto do gênero literário crônica no ensino fundamental
Anderson Soares Gomes UFRRJ Política e desumanização em Guerra Mundial Z, de Max Brooks
Andreia Alves Monteiro de Castro UERJ Os invisíveis de Gervásio Lobato
Bruno Lima Oliveira UERJ Crônica da casa assassinada e o deslocamento do sujeito em rede
Erivelto da Silva Reis UFRJ/FIC-RJ/SEEDUC-RJ A Poética do Devaneio na obra Rápida, a sombra de Vergílio Ferreira: um ensaio
Erivelto da Silva Reis UFRJ/FIC-RJ/SEEDUC-RJ A Sagração da Primavera: Nijinski, Stravinski e a (des)ilusão da arte no século XX
Fabiana Bazilio Farias UERJ Escrita breve e visualidade: relações entre imagem e microficção
Jefferson Evaristo do Nascimento Silva UFRJ Materiais didáticos para a aula de LE: sequência didática e algumas considerações a partir do Interacionismo Sócio-Discursivo
João Olinto Trindade Junior UFRRJ/CTUR Do Colonial ao Pós-Colonial – A Tradição do Conto Literário Moçambicano
Julianna Bonfim UERJ/RGPL A. P. Lopes de Mendonça: uma cabeça política
Leda Marques Loth UFRRJ As regularidades fonográficas morfológicas: aspectos pedagógicos
Lília Alves Britto UERJ O gênero resumo e a (des)construção de sentidos
Luciana Morais da Silva UERJ O fantástico em Murilo Rubião e Mário de Carvalho
Lucio Lugao de Macedo UFRRJ Reflexões sobre o ensino de Libras na UFRRJ
Luiza Rodrigues Chapper UFRJ Por uma história do texto dramático brasileiro
Maraísa Gabriela de Faria UERJ Onde a crítica põe o nariz: a obra folhetinesca de Aluísio Azevedo
Marcos Pasche UFRRJ A Proclamação da República do Jogo do Bicho
Maria Cláudia Ribeiro de Andrade Siqueira UFF Os mecanismos argumentativos em um lide de livro didático de 9o.ano
Maria do Rosario Roxo UFRRJ Pesquisa em cognição e ensino da leitura no manual didático
Maria do Rosario Roxo; Carlos Emnanoel Ferreira França; Nayara Helenn Carvalho dos Santos UFRRJ Pesquisa em metacognição no trabalho de compreensão de texto
Michele Cristine Silva de Sousa UFRRJ Webquest: uma proposta para o ensino de Língua Portuguesa
Mônica da Silva Francisco UFRRJ A palavra na arte-educação
Mônica Paula de Lima Cabral UVA/FAETEC A formação do professor para o uso das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTIC): um estudo de caso na cidade de Cabo Frio – RJ
Raquel Haua Alves; Rosângela Haua UFRJ Narrativas escritas e digitais na escola: tendências e relevâncias
Regina Lúcia de Faria UFRRJ Machado de Assis, crítico literário
Renata de Souza Gomes; Daniele Brant de Moraes, Jaqueline Batista da Silva, Maria Cristina Diogo Victorino de Azevedo, Tamires Nunes da Silva, Vanessa Rodrigues de Souza FEUC Elaborando e repensando sobre o material didático para ESP dentro do projeto PIBID-FEUC
Renato Pazos Vazquez UFRRJ/CTUR O cinema como proposta intercultural nas aulas de E/LE
Thaís Bartolomeu Barcellos UFF Reflexões sobre Morte e Ciência nas crônicas de Machado de Assis
     
Vanessa Cianconi UFRRJ Terror, medo e a possibilidade do diabo em A Bright Room Called Day, de Tony Kushner
Vitor da Cunha Gomes UFRJ A Evasão dos alunos de Letras Português/Italiano nas Universidades do Estado do Rio de Janeiro

 

* COMUNICAÇÕES COORDENADAS

1 As Construções Gramaticais do Português do Brasil: estudos sob o viés cognitivista Título
Roza Maria Palomanes Ribeiro UFRRJ A Construção de movimento-causado do Português do Brasil e suas relações metafóricas com a construção resultativa.
Fernanda da Silva  Ribeiro UFRRJ Construções de Estrutura Argumental na perspectiva da Gramática das Construções
Patrícia Oliveira de Freitas UFRRJ Uma interface entre a construção com o verbo virar, a metáfora e a metonímia nas construções Resultativas do Português
2 Letramento escolar e acadêmico: da variação para a conscientização Título
Ângela Marina Bravin dos Santos UFRRJ O uso consciente das formas variantes de indeterminar o sujeito: uma proposta para o letramento acadêmico
Cristiane Alves de Lima Cardoso UFRRJ Concordância verbal de primeira pessoa do plural por alunos de sexto ano: estudo e proposta de intervenção pedagógica
3 Ensino de Língua e de Literaturas – Propostas e Reflexões Título
Fábio André Coelho UFRRJ Por uma educação linguística: o samba e a formação da cidadania.
Wesley Machado UFRRJ Morte e vida severina e Faroeste caboclo: o encontro de duas trajetórias? – Reflexões para o ensino de Literatura.
Carmen Pimentel UFRRJ Literatura nas mídias digitais
4 A força do periférico: releituras do imaginário em Ondjaki, Bráulio Tavares, Mia Couto e Guimarães Rosa Título
André Carneiro Ramos UFRRJ Se não houvesse luz?: redefinições pós-coloniais em “Uma escuridão bonita”, de Ondjaki
Karla Menezes Lopes Niels UERJ/UFF Fantástico e mito: leitura de Sete monstros brasileiros, de Bráulio Tavares
Carlos Emanoel Ferreira França UFRRJ Guimarães Rosa e Mia Couto: um diálogo entre “Famigerado” e “Os pássaros de Deus”


© UFRRJ 2012 - Eventos | Créditos Desenvolvedor: COINFO
E-mail: coinfosuporte@ufrrj.br