Para o desenvolvimento econômico e social nesse início do século XXI, a circulação do capital e as implicações territoriais daí decorrentes dependem de uma complexa reestruturação e ampliação das redes técnicas e bases logísticas. Em todo o mundo, ferrovias, rodovias, portos, aeroportos, redes elétricas e de comunicação, gasodutos, oleodutos, mineriodutos etc, se renovam ou são ampliados para permitir maior velocidade na circulação de insumos, pessoas e mercadorias. No Rio de Janeiro, diversos planos sobre as infra estruturas e propostas de modernização das redes foram elaborados, com pouca ou nenhuma eficácia, como o PELC 40 (sobre transportes de diferentes modais); Plano Estratégico Ferroviário, de 2021; PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado), de 2016. Retomar o debate e promover discussões sobre a necessidade de potencializar o uso das infraestruturas já existentes, e identificar novas possibilidades de integração e ampliação das redes técnicas no estado, é um desafio que se propõe nessa sessão temática do seminário.
25/11/2024 | Segunda-feira
16:30 às 18:30 → Sala E-522
Coordenação: Floriano Oliveira e Eduardo Duprat
“PORTO DO AÇU EM SUA PRIMEIRA DÉCADA DE OPERAÇÃO, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TRANSFORMAÇÕES EM SÃO JOÃO DA BARRA-RJ”
Guilherme Vasconcelos Pereira e Ricardo André Avelar da Nóbrega
“NOVAS OPORTUNIDADES DE CONEXÕES LOGÍSTICAS PARA O ERJ”
Eduardo Duprat Ferreira de Mello, Erick Buonocore Nunes Penedo e Desirée Rosalino Marques
“FERROVIAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: POSSÍVEL REARRANJO E O PAPEL DOS INTERESSES PRIVADOS”
André Luiz do Nascimento Germano
“PORTO DE ITAGUAÍ COMO “HUB” DA REGIÃO SUDESTE”
Eduardo Gonçalves David
“INTEGRAÇÃO REGIONAL ENTRE O NORTE FLUMINENSE E A REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO: A IMPORTÂNCIA DAS REDES TÉCNICAS NA CIRCULAÇÃO PRODUTIVA.”
D’Jeanine Candido e Souza Carvalho