Políticas Educacionais 

Os índices educacionais de um ente federado expõem suas características de forma transversal a vários campos das políticas públicas, estabelecendo um retrato do desenvolvimento humano e econômico atual dos territórios e suas possibilidades futuras. No quadro de crise do Rio de Janeiro, é incontornável enfrentar a discussão sobre a necessidade de elevar a qualidade das redes de ensino públicas responsáveis pela educação básica do estado, bem como discutir os resultados apresentados pelo IDEB de nossos municípios quando contrapostos aos IDEB´s das demais regiões do Brasil. Além disso, outro desafio que se coloca é a implantação de um ensino médio potente e transformador, que venha a contribuir para a continuidade dos estudos de nossos jovens e com suas vivências em sociedade. Neste sentido, esta sessão temática pretende refletir sobre o índices educacionais do Estado do Rio de Janeiro, e as discussões emergentes sobre o ensino médio, principalmente com a perspectiva de implantação do Novo Ensino Médio pelo MEC, observando a necessária avaliação e atualização do Plano Estadual de Educação, cuja discussão retorna à pauta, já que se enuncia um novo Plano Nacional de Educação, sendo o PNE atual de vigência entre 2014 e 2024. Debruçar-se sobre a educação básica no Rio de Janeiro em seu estado atual, contando com a expertise das instituições de pesquisa na área, tem como objetivo não só a construção de políticas públicas educacionais, mas a constante oxigenação de propostas intersetoriais que contam com a escolarização como um de seus suportes.

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