Os índices educacionais de um ente federado expõem suas características de forma transversal a vários campos das políticas públicas, estabelecendo um retrato do desenvolvimento humano e econômico atual dos territórios e suas possibilidades futuras. No quadro de crise do Rio de Janeiro, é incontornável enfrentar a discussão sobre a necessidade de elevar a qualidade das redes de ensino públicas responsáveis pela educação básica do estado, bem como discutir os resultados apresentados pelo IDEB de nossos municípios quando contrapostos aos IDEB´s das demais regiões do Brasil. Além disso, outro desafio que se coloca é a implantação de um ensino médio potente e transformador, que venha a contribuir para a continuidade dos estudos de nossos jovens e com suas vivências em sociedade. Neste sentido, esta sessão temática pretende refletir sobre o índices educacionais do Estado do Rio de Janeiro, e as discussões emergentes sobre o ensino médio, principalmente com a perspectiva de implantação do Novo Ensino Médio pelo MEC, observando a necessária avaliação e atualização do Plano Estadual de Educação, cuja discussão retorna à pauta, já que se enuncia um novo Plano Nacional de Educação, sendo o PNE atual de vigência entre 2014 e 2024. Debruçar-se sobre a educação básica no Rio de Janeiro em seu estado atual, contando com a expertise das instituições de pesquisa na área, tem como objetivo não só a construção de políticas públicas educacionais, mas a constante oxigenação de propostas intersetoriais que contam com a escolarização como um de seus suportes.
25/11/2024 | Segunda-feira
14:30 às 16:30 → Sala E-520
Coordenação: Lucília Augusta Lino
“A REESTRUTURAÇÃO DA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL E O COLAPSO NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO A PARTIR DA CRISE DE 2014”
Romeu e Silva Neto, Robson Santos Dias e Leandro Bruno Santos
“A PERDA DE ROBUSTEZ DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NA FORMAÇÃO DE TRABALHADORES TÉCNICOS”
Fernanda Cosme da Costa e Páulea Zaquini Monteiro Lima
“UM PANORAMA DO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PRODUZIDO NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO”
Rodrigo Siqueira Rodriguez
25/11/2024 | Segunda-feira
16:30 às 18:30 → Sala E-520
Coordenação: Lucília Augusta Lino
“A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO”
José Augusto Ferreira da Silva e Luiz Augusto Caldas Pereira
“ANÁLISE CRÍTICA DA RELAÇÃO ENTRE A OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO CAMPUS IFRJ ENGENHEIRO PAULO DE FRONTIN E OS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS DO CENTRO-SUL FLUMINENSE”
Rodrigo dos Santos Borges, Jéssica Jesus de Oliveira Pereira e Manuella Leite Siqueira da Roza
“A PRODUÇÃO DE INOVAÇÕES NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UM PANORAMA DO PRIMEIRO QUARTO DO SÉCULO XXI”
Mauro Sergio Pinheiro dos Santos de Souza
27/11/2024 | Quarta-feira
14:30 às 16:30 → Sala E-520
Coordenação: Gabriela Rizzo
“POLÍTICA NACIONAL DE INDUÇÃO À GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: O PAPEL DO GRUPO ARTICULADOR DE FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS ESCOLARES”
Alba Valéria Baensi da Silva
“A CRISE FISCAL E O (DES)FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO”
Fábio Araujo de Souza
“OS DESAFIOS DA GESTÃO UNIVERSITÁRIA: UMA ANÁLISE DO ORÇAMENTO DA UERJ NO PERÍODO 2012 A 2023”
Bruno Leonardo Barth Sobral e Bruno Cabral Muniz Freire
27/11/2024 | Quarta-feira
14:30 às 16:30 → Sala E-518
Coordenação: Waldeck Carneiro
“EDUCAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO: ANÁLISE DAS EXPECTATIVAS E DA REALIDADE PARA AS JUVENTUDES DIANTE DO NOVO ENSINO MÉDIO”
Luiza Barboza Pereira
“A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DE POLÍTICAS NEOLIBERAIS: OS REFLEXOS NO ENSINO DA SOCIOLOGIA”
Kíssila Neves Soares Vitorini
““EFEITOS DE LUGAR” E CAPITAL ECONÔMICO NAS DESIGUALDADES DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (2010)”
Alexandre Ramos de Azevedo e Hustana Maria Vargas
27/11/2024 | Quarta-feira
16:30 às 18:30 → Sala E-518
Coordenação: Waldeck Carneiro
“A POLÍTICA DE COTAS NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS E FEDERAIS DO RIO DE JANEIRO: EXPERIÊNCIAS, EFETIVIDADE E DESAFIOS”
Shirlena Campos de Souza Amaral, Rafaela Nogueira do Nascimento, Geovana Santana da Silva, Letícia Gomes Alvarenga e Pauline Aparecida Ildefonso Ferreira da Silva
“A PERSEGUIÇÃO CONTRA EDUCADORES NO BRASIL: DADOS PRELIMINARES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO”
Viviane Merlim Moraes , Fernanda Moura e Renata Aquino
“EDUCAÇÃO OU SOBREVIVÊNCIA? O DILEMA DO TRABALHO INFANTIL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (2019-2022)”
Letícia Tostes Vieira Bolckau e Letícia Gonçalves de Mattos
“FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES (AS) REGENTES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REGIÃO DOS LAGOS – RJ: ALCANCES E LIMITES”
Ligiane Pereira de Medeiros