O período de inscrição de resumos será de 15 de março de 2016 a 15 de agosto de 2016. Os trabalhos poderão ser apresentados nas seguintes modalidades: mesa redonda, comunicação oral em GT e pôster. Cada participante poderá ser autor em até dois trabalhos e co-autor em até quatro trabalhos. Cada trabalho deverá ser submetido a um dos grupos de trabalho do congresso: 1) agricultura familiar, trabalho e extensão rural; 2) saúde e contextos rurais; 3) educação do campo e psicologia; 4) movimentos sociais grupos étnicos e povos tradicionais; 5) gênero e geração; 6) ambiente e sustentabilidade.
Os trabalhos poderão ser submetidos em português, espanhol e inglês.
Modalidades de trabalhos
Mesa redonda – A proposta será vinculada à temática geral do congresso. Poderão incorporar-se participantes de um mesmo país e/ou de países distintos. Ocorrerão com três apresentações e terão duração total de 1h45min. Cada expositor terá 20 minutos para apresentar e serão reservados 45 minutos para conversas e debates. A proposta conterá:
Todos os integrantes da mesa redonda deberam apresentar trabalho completo.
Comunicação Oral em GT’s – As comunicações orais têm como objetivo a comunicação de resultados de pesquisa, extensão, realizar discussões teóricas, ou ainda, relatar práticas profissionais de acordo com um dos eixos temáticos do evento. Os participantes poderão ser alunos de graduação, graduados, técnicos com experiência de campo e trabalhadores do campo. A comunicação oral será apresentada em sessões coordenadas com duração total de 1h45min. Cada expositor terá 15 minutospara apresentar sua exposição e 30 minutos serão reservados para conversas e debates. A proposta conterá:
Pôster – Os pôsteres têm como objetivo a comunicação de resultados de pesquisa, extensão, realizar discussões teóricas, ou ainda, relatar práticas profissionais de acordo com um dos eixos temáticos do evento. A configuração do pôster deverá ser 0,90m de largura x 1,10m de altura. A proposta conterá:
Trabalhos completos
Os trabalhos completos seram recibidos até o día 11 de septembro. Os mesmos serão publicados em CD com ISBN correspondente. Eles devem ser enviados para: psirural@gmail.com
Para que os trabalhos enviados sejam publicados no CD do Congresso, pelo menos um/a dos/as co-autores/as deve ter pago a inscrição até o dia 31 de agosto de 2016. A realização do pagamento antes é importante para suprir os gastos com a organização, por isso não se pode esperar para que seja feito no dia do evento. Se destaca que o Congresso não tem fins lucrativos e que todos los fundos recebidos se destinarão a cobrir os gastos.
A. O trabalho deverá ter no mínimo 8 e no máximo 20 páginas (do resumo até as referências, incluindo tabelas e figuras) em formato A4.
B. Fonte: Times New Roman, tamanho 12 (em todo texto incluindo o resumo)
C. Margens: 2,5 cm em todos os lados (superior, inferior, esquerda e direita)
D. Espaçamento: espaço 1,5 (em todo texto incluindo o resumo)
E. Alinhamento: justificado (em todo texto incluindo o resumo)
F. Numeração das páginas: no canto inferior direito.
G. Citações bibliográficas: formato APA
H. A estrutura do texto será definida pelos autores. No caso de trabalhos de investigação se recomenda o uso de: Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusões e Bibliografia.
Montagem do texto
– Na primeira página, antes do título deve deixar 4 linhas em branco para que seja inserido o logotipo do congresso. (para a publicação)
– Título do trabalho fonte 14, em negrito, centralizado. Letra maiúscula somente na primeira palavra.
– Deixar 1 linha em branco
– Inserir os nomes de cada autor (em diferentes linhas), seguidos de sua filiação institucional e seu e-mail. Alinhamento justificado.
– Deixar 1 linha em branco
– Resumo. A palavra Resumo escrito na primeira linha, em negrito. Na mesma linha, inserir a versão do resumo aprovada pela comissão científica (incluídas as modificações solicitadas). Ao final do resumo, em nova linha listar pelo menos três e no máximo cinco palavras-chave (em letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula). A linha debe iniciar con o texto: Palabras clave: (en negrita)
– O texto completo do artigo deve começar em uma nova folha.
– Os títulos de nível 1 (principal) devem estar centralizados, em negrito, fonte tamanho 14. Letra maiúscula somente na primeira palabra. Depois de um título deste tipo deve deixar-se uma linha em branco
– Os títulos de nível 2 devem estar centralizados, em itálico, tamanho 12. Letra maiúscula somente na primeira palabra. Depois de um título deste tipo deve deixar-se uma linha em branco
– Os títulos de nível 3 devem estar alinhados a esquerda, sem cursiva, sublinhado, tamanho 12. Não se deixa espaço para iniciar o texto na linha seguinte.
– Texto normal: sem rescuo, justificado, Times New Roman 12. Sem espaço entre os parágrafo
– As palavras Figura, Tabela que aparecerem ao longo do texto devem ser escritos com a primeira letra em maiúscula e acompanhados do número (Figuras e Tabelas) ao qual se referem.
– As referências bibliográficas ao longo do texto devem seguir o formato APA.