Informações Gerais
O presente evento é o quarto colóquio promovido pelo do recém-nomeado grupo de pesquisa do CNPq “Linguagem, Literatura e Contexto” do Departamento de Letras e Comunicação Social da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Contando com o apoio do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), o IV Colóquio Diálogos em Literaturas de Língua Inglesa pretende consolidar na UFRRJ um espaço de interlocução e aprendizado sobre os principais temas que permeiam as literaturas anglófonas.
Este quarto colóquio versará sobre o tema “Literatura e Outros Meios” A escolha desse tema se dá pela cada vez maior diálogo entre a literatura e outras formas de produção artística, como música, cinema, teatro, artes plásticas e televisão. Além disso, textos literários vêm se apresentando atualmente em diversos formatos, como os digitais e romances gráficos.
O IV Colóquio Diálogos em Literaturas de Língua Inglesa tem como objetivo geral congregar, na sede da UFRRJ, em Seropédica, estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados na área de literaturas de língua inglesa, para a troca de experiências de pesquisa, apresentação e publicação de trabalhos, contribuindo assim para a ampliação de conhecimento nas áreas de Letras e outras.
Seus objetivos específicos são os seguintes:
1) Ampliar o conhecimento dos estudantes a respeito da cultura dos países anglófonos oferecendo a possibilidade, através da literatura, de se refletir criticamente a respeito de textos produzidos por culturas de língua inglesa hegemônicas ou periféricas.
2) Promover a interlocução entre professores pesquisadores de universidades brasileiras diversas e alunos dos cursos de graduação da UFRRJ e demais interessados, no que se refere à pesquisa na área de literaturas de língua inglesa.
3) Complementar a formação dos estudantes de Letras por meio da introdução a textos literários de diferentes países em que a língua inglesa é o idioma oficial, ou a partir da literatura do exílio.
4) Permitir ao futuro professor de língua inglesa uma reflexão crítica a respeito de questões ideológicas e culturais, além das puramente estéticas, que permeiam a produção e o estudo de obras literárias.
5) Permitir ao professor de língua estrangeira e literatura desenvolver uma postura reflexiva a respeito de seu papel como educador no Brasil.