Localizada na Região da Baixada Fluminense, rodeada em seu entorno pelos municípios do Rio de Janeiro (Sepetiba e Santa Cruz), Itaguaí, Paracambi.
A região abriga vários projetos industriais e, mais recentemente, vem vivendo a ampliação do Porto de Itaguaí, a ser considerado o maior porto da América Latina, influenciando a economia do país e do Mercosul.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) tem sua origem institucional no documento que criou a Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária (ESAMV) e estabeleceu as bases fundamentais do ensino agropecuário no Brasil.
A centenária UFRRJ hoje é uma universidade multicampi, com sedes nos municípios de Seropédica, Nova Iguaçu, Três Rios, Campos de Goytacazes e na cidade do Rio de Janeiro. A UFRRJ hoje tem cerca de 12.000 alunos de graduação, matriculados em 55 cursos de graduação; 1.240 alunos de pós-graduação; mais de 750 professores efetivos, sendo 99% com nível de mestrado ou doutorado e 161 professores substitutos. O corpo docente atua em pesquisa em diferentes áreas do conhecimento, em cursos de graduação e de pós-graduação e em atividades de extensão. Em 2009, a Instituição ofereceu para acesso 3.450 vagas em cursos de graduação presenciais e 495 vagas em cursos a distância, pelo Consórcio CEDERJ.
Ao longo dos anos a UFRRJ tem tido papel de destaque nas mais diversas áreas do conhecimento, produzindo saber e cultura, angariando prêmios e distinções, formando profissionais e desenvolvendo ações de abrangência loco-regional, nacional e internacional, cumprindo sua missão institucional junto ao desenvolvimento do país.
Além de sua trajetória histórica nas décadas de 50 e 60, a Universidade Rural produziu farta produção após 2004, quando ingressou na Câmara Setorial. São mais de 40 publicações científicas. Perto de 40 dissertações de mestrado, teses de doutorado e monografias. Publicação de livros e capítulos sobre o assunto. Participa de eventos e já apresentou mais de 100 resumos. Ministrou mais de 100 cursos e oficinas. Produziram-se relatórios técnicos, dossiês e fomentou projetos. Obteve três importantes prêmios em nível nacional e estadual. Dispõem de laboratórios especializados dedicados em parte as pesquisas com abelhas.
COMO CHEGAR